N.º de alunos

80

N.º de Formadores

24

N.º de Turmas Ensino Profissional

4

Certificação EQAVET?

Quadro EQAVET?

Quadro EQAVET?

O EQAVET é um Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional.

ler mais
Oferta Formativa

Oferta Formativa
2020/2021

Consulte a nossa Oferta Formativa para o ano letivo 2020/2021

ler mais
Documentos e Relatórios EQAVET

Documentos e Relatórios EQAVET

Aqui poderá consultar todos os documentos e relatórios relacionados com o EQAVET

ler mais
image
image
image
image
image
image

Divulgação

ANQEP atribui Selo de Conformidade EQAVET ao Agrupamento por três anos

image_pdfimage_print

Oferta Formativa – Cursos Profissionais
Selo de Conformidade EQAVET por três anos

A ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional) atribuiu o Selo de Conformidade EQAVET por três anos ao Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar. Esta atribuição corresponde à avaliação máxima dada às Escolas.

Na sequência dos resultados da avaliação do processo de alinhamento do Sistema de Garantia da Qualidade na Educação e na Formação Profissional (EQAVET), o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar foi certificada por três anos com o Selo de Conformidade EQAVET pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional), reconhecendo a qualidade do nosso ensino e formação profissional.

Selo de Conformidade EQAVET

O Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar orgulha-se deste reconhecimento que veio confirmar a adequada estratégia formativa, a qualidade dos cursos profissionais que leciona, o trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos, a melhoria dos procedimentos internos de gestão e de acompanhamento, assim como da divulgação dos resultados e da avaliação, destacando ainda a relação de proximidade que mantém como os stakeholders externos.

O processo de certificação teve início no ano de 2019 e o resultado agora alcançado, deve-se ao trabalho e empenho da Equipa Responsável EQAVET do Agrupamento e ao envolvimento de toda a comunidade escolar e educativa, professores, alunos, pessoal não docente, encarregados de educação, empresas e instituições parceiras.

A atribuição deste selo vem reforçar o compromisso do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar em continuar a trabalhar para garantir uma formação de qualidade aos nossos alunos, assim como contribuirá para a consolidação da sua visibilidade externa.

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) foi instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, e foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

O EQAVET é um instrumento a adotar que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.

A avaliação foi realizada pela equipa de verificação de conformidade EQAVET, no dia 3 de dezembro de 2020, que incidiu sobre vários critérios, em termos de uma apreciação do seu grau de desenvolvimento. Para cada critério, os resultados dessa apreciação foram expressos de uma forma objetiva, numa escala de três graus de alinhamento.

O Agrupamento de Escolas orgulha-se desta atribuição e irá continuar a trabalhar e a fomentar o reconhecimento das qualificações e competências adquiridas dos nossos alunos. Esta atribuição, para além de merecido prémio, é também uma responsabilidade para toda a comunidade escolar e educativa.

Equipa EQAVET
Assunção Anes Morais (Coordenadora)
Maria Luís Mota Vasco
Cristina Maria Enes Borges
José Paulo da Costa Tavares
Francisco José Freitas Ramos
Maria Helena Moreira Sousa
Maria do Céu Gonçalves
José Joaquim Alves Lima
António José Sarmento Dias

image
Skip to content