Visita de Estudo a Mirandela

Alunos dos Cursos Profissionais visitam unidades de produção
Os professores/formadores de Serviços de Cozinha/Pastelaria, Maria de Jesus Magalhães e Óscar Romano, organizaram uma visita de estudo à cidade de Mirandela, no passado dia 8 de março, durante todo o dia, para os alunos dos 2.º e 3.º anos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria. Participou, também, nesta iniciativa, a docente de Matemática, Maria Luís Mota Vasco, para proporcionar aos alunos do 2.º ano do Curso Manutenção Industrial – variante de Eletromecânica o contacto com o mundo empresarial e a aplicação de conhecimentos da componente tecnológica no mundo do trabalho.
A visita de estudo teve como lugares de interesse: a Prodipani (Fábrica de produção de produtos para pastelaria e panificação), a Fábrica das Alheiras, a Escola Profissional de Carvalhais e o Museu do Azeite. Entre outros, os objetivos da visita visaram promover a observação e a aplicação dos diferentes produtos na confeção de receitas em pastelaria / padaria; observar as diferentes texturas e acabamentos dos produtos finais e reconhecer a importância da cozinha / pastelaria, bem como a utilização do azeite na confeção em cozinha e pastelaria. Contemplou, também, conhecer os mecanismos de produção, as ferramentas e utensílios na confeção de produtos regionais e as várias etapas (mecanismo, tecnologia e outras), a aquisição de conhecimentos relacionados com o funcionamento e manutenção de várias máquinas industriais e o contacto com as diversas máquinas utilizadas no mundo da cozinha e doçaria regionais.
Na fábrica Prodipani, os alunos tiveram a oportunidade de observar vários tipos de produtos de padaria e pastelaria, diversos tipos de recheios, as coberturas e as suas utilizações em pastelaria. Bem como as máquinas industriais usadas para a sua confeção e a sua manutenção.
Seguidamente, os alunos deslocaram-se à Escola Profissional de Carvalhais, tendo sido recebidos pelo Chefe Jorge Vaz que os acompanhou e deu a conhecer o Lagar de Azeite e todo o processo do seu fabrico, bem como a sua possível utilização na cozinha e na pastelaria/padaria. Foi possível conhecer todos os mecanismos das máquinas, os utensílios antigos e mais modernos e a tecnologia avançada e utilizada na sua produção.
Seguiu-se a visita pela Escola Profissional, na qual os alunos visitaram as instalações nomeadamente: a oficina, a cozinha, a pastelaria e o refeitório. Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de fazer um “safari” pela quinta da Escola Profissional, visitando a fauna e a flora e realizaram a degustação de um almoço servido na cantina da Escola Profissional de Carvalhais.
Após o almoço, procedeu-se à visita da Fábrica das Alheiras de Mirandela, onde os alunos puderam conhecer todo o processo de fabrico das alheiras, bem como todo o processo de HACCP.
No final, realizou-se a visita ao Museu do Azeite, em Mirandela, proporcionando aos alunos um encontro com o passado e o presente, através dos utensílios e artefactos utilizados na azeitona e azeite em diferentes épocas.
Esta visita de estudo promoveu o contacto e conhecimento de outras realidades. Os alunos mostraram-se ao longo da visita muito empenhados e interessados, assumindo-se esta atividade como uma valiosa forma de aprendizagem. Um aspeto muito importante da visita foi a participação dos alunos, adquirindo todos os objetivos propostos.
Os aspetos comportamentais também surpreenderam positivamente, pois o sentido de responsabilidade, conduta e assertividade imperaram durante toda a visita.
De realçar que, os alunos aplicaram-se de forma ativa quer agindo individualmente, quer cooperando com os colegas, procurando informação, criticando, construindo opiniões, confrontando, debatendo, sistematizando conhecimentos de forma a promover uma consciência analítica e crítica, com base em acontecimentos e / ou problemas da vida real e empresarial.
A realização desta visita de estudo foi muito motivadora para os alunos, uma vez que tiveram a oportunidade de contextualizar “in loco”, muitas das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula.
Os organizadores da visita
Maria de Jesus Magalhães,
Óscar Paulo Romano
Maria Luís Vasco



