259 419 480
eqavet@avpa.pt

Visita de estudo ao Hotel Mira Corgo e à Pastelaria Díbia

Visita de estudo ao Hotel Mira Corgo e à Pastelaria Díbia

Os formadores de Serviços de Cozinha / Pastelaria do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Padaria, Maria de Jesus Magalhães e Óscar Romano, organizaram uma visita de estudo para os seus alunos, no dia 7 de abril, tendo como pontos de interesse o Hotel Mira Corgo e Pastelaria Díbia, em Vila Real.

A visita à pastelaria Díbia favoreceu a aquisição de conhecimentos, proporcionou o desenvolvimento de várias competências e capacidades, entre elas, a aquisição de conhecimentos sobre produtos existentes (pré-industrializados). Os alunos tiveram a oportunidade de observar vários tipos de produtos de padaria e pastelaria, tiveram, também, a oportunidade de conhecer os recheios, as coberturas e as suas utilizações em pastelaria. Foram, ainda, apresentadas condições para o desenvolvimento do trabalho em equipa, promovendo a capacidade de observação direta e o gosto pela pastelaria.

Foi visitado, também, o Hotel Mira Corgo, onde os alunos tiveram a oportunidade de perceber todo o funcionamento e organização de um hotel, desde a receção, quartos, áreas exteriores e interiores, o bar e a cozinha. A Chefe Olívia fez questão de explicar a dinâmica e a organização de uma cozinha industrial.

A visita de estudo explorou uma das estratégias que mais estimulam os alunos, dado o carácter motivador que constitui a saída do espaço escolar, a componente lúdica que envolve, bem como a relação professor-aluno que propicia, levam a que estes se empenhem na sua realização.

A visita de estudo revestiu um propósito, o de efetivar e operacionalizar a interligação entre a teoria e a prática, que se encontram, por vezes, dissociadas, assim como a ligação entre a escola e a realidade empresarial, promove a interdisciplinaridade e, por conseguinte, tornando o aluno mais ativo e consciente do seu papel na sociedade.

O percurso escolhido permitiu aos alunos reconhecerem aspetos típicos da confeção de cozinha e pastelaria, favorecendo a compreensão da realidade. Esta experiência, que implicou a coordenação do trabalho entre os professores, tornou mais fácil a abordagem interdisciplinar dos diferentes conteúdos programáticos e teve múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas, pois, num outro registo, num outro contexto de trabalho, o clima interpessoal melhorou, e, muitas vezes, mais importante que os conhecimentos que se adquirem, são as descobertas mútuas que se proporcionam.

Esta visita de estudo promoveu o contacto e conhecimento de outras realidades de trabalho. Os alunos mostraram-se, ao longo da visita, muito empenhados e interessados nos diferentes locais visitados, tendo sido um incentivo para os nossos alunos e assumindo-se como uma valiosa forma de aprendizagem.

Os aspetos comportamentais, também, surpreenderam positivamente, pois o sentido de responsabilidade, obediência e assertividade imperaram durante toda a visita, tendo sido uma oportunidade de contextualizar in loco, muitas das aprendizagens desenvolvidas em aulas práticas, em sala de aula.

Os formadores de Cozinha/Pastelaria do 3.º E-CP

Maria de Jesus Magalhães Óscar Paulo Romano

Skip to content