259 419 480
eqavet@avpa.pt

Provas de Aptidão Profissional: ciclo de formação 2019/2022

Provas de Aptidão Profissional: ciclo de formação 2019/2022

Curso Profissional de Técnico de Cozinha / Pastelaria

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria terminam o seu ciclo de formação, com êxito, no mês de julho, cumprindo todas as horas de formação e todas as etapas inerentes ao curso: avaliação modular, Formação em Contexto de Trabalho e Prova de Aptidão Profissional (PAP).

A avaliação da apresentação e defesa da Prova de Aptidão Profissional do 3.º ano da turma do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria (curso iniciado em 2019/2020 e concluído em 2021/2022), foi realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2022, na Cozinha Pedagógica, com a presença dos elementos do júri de acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, da Portaria n.º 235-A/2018, de 23 de agosto, e do Regulamento dos Cursos Profissionais, estando presentes elementos internos ao Agrupamento (com vários cargos) e elementos externos (um representante das empresas e uma personalidade de reconhecido mérito na área da formação profissional ou dos setores de atividade afins ao curso).

A Prova de Aptidão Profissional consistiu na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto consubstanciando num produto, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos, aptidões, atitudes e competências profissionais adquiridos ao longo do percurso formativo do aluno, em todas as componentes de formação, com especial enfoque nas áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e no Perfil Profissional associado à respetiva qualificação.

Todas as provas foram apresentadas em dois momentos distintos: uma primeira parte consistiu numa apresentação teórica sobre o tema do projeto escolhido e desenvolvido ao longo do ano, perfazendo um momento de vinte a trinta minutos; a segunda parte englobou a apresentação de dois pratos confecionados (parte prática), por opção dos alunos – entrada e prato principal; ou prato principal e sobremesa; ou entrada e sobremesa).

Assim, nos dias trinta e trinta e um de maio, foram apresentados os projetos dos seguintes alunos:

Nome do(a) aluno(a)Tema apresentadoPratos confecionados
Carla Sofia Martins SanchesAzeiteBacalhau com broaBolo de azeite
Diana Alves da SilvaQueijoCheesecake de frutos vermelhosBife da vazia com molho de queijo
Sara Cunha GomesCastanhasLombo de porco recheado e puré de castanhaMousse de castanha
Leandro Machado MotaCebolaFrango com creme de cebolaSopa de cebola
Idalina Maria Costa dos SantosCozinha Regional – Trás-os-MontesMilhos ricosQueque linho doce
Marta Catarina Machado SousaLeiteBombons pralinéQuiche de verduras
Carla Sofia Vaz FernandesBatataPudim de batata doce com leite condensadoTorta de batata
Magalie Gomes ApolinárioCocoFrango de curry e leite de cocoMousse de coco
Alexandre Manuel Ribeiro VitalGastronomia EspanholaPolvo à galegaDourada ao sal
José Rodrigo Alves PintoMassasPão de alho no fornoRavioli de carne
Nome do(a) aluno(a)Tema apresentadoPratos confecionados
Rafael Lameirão AbreuMelLombelo de porco com melBolo de mel, aveia e banana
Beatriz Gonçalves TeixeiraArrozRisotto de camarãoArroz doce
Juliana Filipa Peixoto CarvalhoFrutos secosLombelo recheado com frutos secosPetit gateau de caramelo salgado com frutos secos
Érica Ferreira RodriguesCogumelosSopa de cogumelosCogumelos recheados
Hugo Gonçalves da SilvaCozinha italianaMini pizzasMassa à CarbonaraTiramisu
Alexandre Miguel Alves SilvaChocolateBrownies de chocolateFilé Mignon ao molho de chocolate
Liliana Rodrigues GonçalvesBacalhauTártaro de bacalhauBacalhau à Brás
Rui Pedro Machado BorgesCozinha FrancesaTartifletteMil folhas
Lara Fabiana Gonçalves GomesCitrinosCupcakes de limão com merengueFrango com molho de laranja
Ana Rita Silva TeixeiraTomateTomate recheadoArroz de tomate

No final das apresentações teóricas e práticas, todos os elementos do júri reuniram para discutir os vários parâmetros da avaliação das Provas de Avaliação Final (processo, produto, relatório e apresentação). Após discussão entre todos, a avaliação final foi aprovada por unanimidade.

No final da reunião, os elementos do júri congratularam-se pelo profissionalismo, comportamento, domínio e técnica dos vários temas e provas apresentados pelos vinte alunos deste Curso Profissional, tendo a noção que estes alunos estarão aptos a concorrer a vários locais de trabalho e a exercer as suas funções de Técnico de Cozinha e Pastelaria, dignificando os seus formadores e professores e o Agrupamento de Escolas.

Este profissional encontra-se apto a efetuar o controlo de gestão e controlar os custos de produção do serviço da cozinha e pastelaria; planear e organizar o serviço de cozinha, pastelaria; conceber e confecionar produtos de padaria e novas tendências; conceber e confecionar produtos de pastelaria (doçaria conventual e tradicional portuguesa, bolos secos, pastelaria de sobremesa, pastelaria clássica e internacional, pastelaria festiva, pastelaria artística, pastelaria salgada); conceber e confecionar produtos de pastelaria aplicados à restauração; gerir e organizar serviços especiais de cozinha, pastelaria e padaria; gerir equipas de trabalho.

Dada a certificação do selo EQAVET atribuído a este Agrupamento de Escolas, por três anos, estes alunos terão uma certificação profissional que lhes permitirá trabalhar nos vários países da União Europeia.

Para além do empenho e competências demostrados pelos alunos, é devida uma palavra de apreço a todos os professores dos três anos deste Curso e, em particular, à Diretora de Turma, Maria Luís Vasco, à Diretora de Curso, Maria de Jesus Magalhães, e aos professores orientadores de PAP, José Paulo Tavares, e Óscar Romano, que prepararam os alunos ao longo da sua formação.

Não se poderia deixar de dar uma palavra de gratidão à formadora Maria do Céu Gonçalves, que já não se encontra entre nós, por todo o tempo dedicado a este grupo de alunos.

Formulamos, finalmente, o desejo de que estes alunos tenham os maiores sucessos profissionais e pessoais.

Um bem-haja a todos eles!

Skip to content