Provas de Aptidão Profissional: ciclo de formação 2019/2022

Curso Profissional de Técnico de Cozinha / Pastelaria
Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria terminam o seu ciclo de formação, com êxito, no mês de julho, cumprindo todas as horas de formação e todas as etapas inerentes ao curso: avaliação modular, Formação em Contexto de Trabalho e Prova de Aptidão Profissional (PAP).
A avaliação da apresentação e defesa da Prova de Aptidão Profissional do 3.º ano da turma do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria (curso iniciado em 2019/2020 e concluído em 2021/2022), foi realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2022, na Cozinha Pedagógica, com a presença dos elementos do júri de acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, da Portaria n.º 235-A/2018, de 23 de agosto, e do Regulamento dos Cursos Profissionais, estando presentes elementos internos ao Agrupamento (com vários cargos) e elementos externos (um representante das empresas e uma personalidade de reconhecido mérito na área da formação profissional ou dos setores de atividade afins ao curso).
A Prova de Aptidão Profissional consistiu na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto consubstanciando num produto, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos, aptidões, atitudes e competências profissionais adquiridos ao longo do percurso formativo do aluno, em todas as componentes de formação, com especial enfoque nas áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e no Perfil Profissional associado à respetiva qualificação.
Todas as provas foram apresentadas em dois momentos distintos: uma primeira parte consistiu numa apresentação teórica sobre o tema do projeto escolhido e desenvolvido ao longo do ano, perfazendo um momento de vinte a trinta minutos; a segunda parte englobou a apresentação de dois pratos confecionados (parte prática), por opção dos alunos – entrada e prato principal; ou prato principal e sobremesa; ou entrada e sobremesa).
Assim, nos dias trinta e trinta e um de maio, foram apresentados os projetos dos seguintes alunos:
Nome do(a) aluno(a) | Tema apresentado | Pratos confecionados |
Carla Sofia Martins Sanches | Azeite | Bacalhau com broaBolo de azeite |
Diana Alves da Silva | Queijo | Cheesecake de frutos vermelhosBife da vazia com molho de queijo |
Sara Cunha Gomes | Castanhas | Lombo de porco recheado e puré de castanhaMousse de castanha |
Leandro Machado Mota | Cebola | Frango com creme de cebolaSopa de cebola |
Idalina Maria Costa dos Santos | Cozinha Regional – Trás-os-Montes | Milhos ricosQueque linho doce |
Marta Catarina Machado Sousa | Leite | Bombons pralinéQuiche de verduras |
Carla Sofia Vaz Fernandes | Batata | Pudim de batata doce com leite condensadoTorta de batata |
Magalie Gomes Apolinário | Coco | Frango de curry e leite de cocoMousse de coco |
Alexandre Manuel Ribeiro Vital | Gastronomia Espanhola | Polvo à galegaDourada ao sal |
José Rodrigo Alves Pinto | Massas | Pão de alho no fornoRavioli de carne |
Nome do(a) aluno(a) | Tema apresentado | Pratos confecionados |
Rafael Lameirão Abreu | Mel | Lombelo de porco com melBolo de mel, aveia e banana |
Beatriz Gonçalves Teixeira | Arroz | Risotto de camarãoArroz doce |
Juliana Filipa Peixoto Carvalho | Frutos secos | Lombelo recheado com frutos secosPetit gateau de caramelo salgado com frutos secos |
Érica Ferreira Rodrigues | Cogumelos | Sopa de cogumelosCogumelos recheados |
Hugo Gonçalves da Silva | Cozinha italiana | Mini pizzasMassa à CarbonaraTiramisu |
Alexandre Miguel Alves Silva | Chocolate | Brownies de chocolateFilé Mignon ao molho de chocolate |
Liliana Rodrigues Gonçalves | Bacalhau | Tártaro de bacalhauBacalhau à Brás |
Rui Pedro Machado Borges | Cozinha Francesa | TartifletteMil folhas |
Lara Fabiana Gonçalves Gomes | Citrinos | Cupcakes de limão com merengueFrango com molho de laranja |
Ana Rita Silva Teixeira | Tomate | Tomate recheadoArroz de tomate |
No final das apresentações teóricas e práticas, todos os elementos do júri reuniram para discutir os vários parâmetros da avaliação das Provas de Avaliação Final (processo, produto, relatório e apresentação). Após discussão entre todos, a avaliação final foi aprovada por unanimidade.
No final da reunião, os elementos do júri congratularam-se pelo profissionalismo, comportamento, domínio e técnica dos vários temas e provas apresentados pelos vinte alunos deste Curso Profissional, tendo a noção que estes alunos estarão aptos a concorrer a vários locais de trabalho e a exercer as suas funções de Técnico de Cozinha e Pastelaria, dignificando os seus formadores e professores e o Agrupamento de Escolas.
Este profissional encontra-se apto a efetuar o controlo de gestão e controlar os custos de produção do serviço da cozinha e pastelaria; planear e organizar o serviço de cozinha, pastelaria; conceber e confecionar produtos de padaria e novas tendências; conceber e confecionar produtos de pastelaria (doçaria conventual e tradicional portuguesa, bolos secos, pastelaria de sobremesa, pastelaria clássica e internacional, pastelaria festiva, pastelaria artística, pastelaria salgada); conceber e confecionar produtos de pastelaria aplicados à restauração; gerir e organizar serviços especiais de cozinha, pastelaria e padaria; gerir equipas de trabalho.
Dada a certificação do selo EQAVET atribuído a este Agrupamento de Escolas, por três anos, estes alunos terão uma certificação profissional que lhes permitirá trabalhar nos vários países da União Europeia.
Para além do empenho e competências demostrados pelos alunos, é devida uma palavra de apreço a todos os professores dos três anos deste Curso e, em particular, à Diretora de Turma, Maria Luís Vasco, à Diretora de Curso, Maria de Jesus Magalhães, e aos professores orientadores de PAP, José Paulo Tavares, e Óscar Romano, que prepararam os alunos ao longo da sua formação.
Não se poderia deixar de dar uma palavra de gratidão à formadora Maria do Céu Gonçalves, que já não se encontra entre nós, por todo o tempo dedicado a este grupo de alunos.
Formulamos, finalmente, o desejo de que estes alunos tenham os maiores sucessos profissionais e pessoais.
Um bem-haja a todos eles!















