Visita de Estudo à Escola de Formação Profissional Cenfim – Amarante e às instalações da Metalúrgica do Fojo

No dia 4 de maio, a turma do 3.ºD do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar realizou uma visita de estudo às instalações da Escola de Formação Profissional Cenfim – Amarante e à Metalúrgica do Fojo, indústria metalomecânica localizada em Fridão, Amarante.
O objetivo foi conhecer melhor a área tecnológica que envolve a produção de estruturas metalomecânicas, o desenvolvimento de projetos e seus resultados de trabalho. Por outro lado, os alunos tiveram oportunidade de contactar com a área técnica que envolve a conceção de equipamentos e ferramentas e a atividade dos respetivos laboratórios eletromecânicos no Cenfim.
A visita iniciou-se na Metalúrgica do Fojo sob a orientação do Engenheiro José Fecheira. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir à produção de estruturas modulares e suportes metálicos direcionados para o túnel de Paris, França. Tiveram, de igual modo, a possibilidade de acompanhar e contactar com o uso de máquinas e equipamentos diferentes dos que trabalham habitualmente, bem como o fabrico em série de algumas peças.
No Centro de Formação Cenfim, os alunos puderam observar os equipamentos para manutenção mecânica aplicados á elaboração de peças, projetos eletromecânicos e trabalhos soldados para a Certificação Técnica de Soldadura.
Os alunos puderam verificar a importância da Metalomecânica e da Eletromecânica em Portugal e a elevada projeção internacional destas áreas.
É de salientar a preocupação sobre o seu futuro e saídas profissionais destes alunos agora que estão em fase de conclusão do seu Curso Profissional. A estas questões, o professor Diretor do Curso da mesma área de formação do Centro de Formação Cenfim, referiu a possibilidade do prosseguimento de estudo na sua instituição para estes alunos. Informou, também, acerca da possibilidade de obtenção de certificação nas várias áreas especificas deste curso, bem como a grande procura deste tipo de mão de obra qualificada, que as empresas deste ramo tanto necessitam.
No regresso a Vila Pouca de Aguiar, esta turma mostrou mais tranquilidade e esperança num futuro cheio de possibilidades e de várias opções possíveis para os seus percursos profissionais.
O Diretor de Curso do 3.º D
Francisco Ramos


