259 419 480
eqavet@avpa.pt

Missão, Visão e Valores do AE

Em interação com a sua comunidade educativa

Missão

No cumprimento da sua Missão, o Agrupamento pretende prestar um serviço de excelência baseado em princípios / valores humanistas e universais e em critérios de rigor e exigência, alicerçados numa cultura inclusiva, flexível, inovadora e aberta ao diálogo com a comunidade educativa. 
Assim, tendo como elemento central o aluno, assumimos o compromisso de:

1) Educar para o futuro, privilegiando um ensino inclusivo e plural assente na qualidade e no rigor, dotando os alunos de literacias que alicercem uma aprendizagem ao longo da vida;

2) Educar para uma cidadania democrática e empreendedora, fomentando uma consciência individual e coletiva;

3) Educar para o desenvolvimento sustentável nas vertentes social, cultural, económica e ambiental, para fazer face a um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo;

4) Educar para o pensamento crítico e autónomo que potencie o desenvolvimento de inteligências em rede assentes na colaboração, no comprometimento, na interdependência e na integridade.

Visão

A visão ou finalidade do Agrupamento é ser uma organização educativa de qualidade e referência, que seja desejada e procurada por todas as crianças e jovens do concelho, não apenas pela qualidade e diversidade do serviço educativo que oferece, mas também pela capacidade de articulação e envolvimento com o meio exterior e, ainda, pelo seu clima organizacional mobilizador.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar pretende:

1)   Promover uma Escola de qualidade, onde se aprende a ser, conviver, comunicar, trabalhar e valorizar a diversidade.

2)   Uma Escola onde se estimule a autonomia, a crítica, a criatividade e o desenvolvimento de estratégias inovadoras, para explorar, descobrir e resolver problemas.

3)     Uma Escola onde os valores e princípios sociais, humanos e ambientais constituam o eixo transversal das aprendizagens.

4)   Uma escola que reforce o trabalho experimental.

5)   Uma escola que valorize as dimensões cognitiva, emocional, estética e moral.

Valores

De acordo com o Projeto de Intervenção do Diretor, que pretende “um Agrupamento inclusivo e com distintividade organizacional”, os Valores e linhas orientadoras elencadas dizem respeito à Exigência no trabalho, à Responsabilidade na intervenção, ao Respeito pelo próximo, à Cidadania na conduta e à Liberdade no pensamento.
Assim, destacam-se as nossas prioridades:

1) O Gosto de Aprender – indução e valorização de um clima de aprendizagem em continuidade, como fator de autorrealização e valorização individuais;

2) A Cultura de Trabalho – apropriação, uso dos conhecimentos, treino de capacidades;

3) O Trabalho Colaborativo e em Equipa – desenvolvimento coletivo de práticas, salvaguardando-se a consistência e a coerência dos propósitos educativos;

4) Uma Escola de Todos e para Todos – pluralista, diversificada, integradora e multicultural;

5)  A Formação Integral – vertentes cognitiva, cultural, ambiental e humanista;

6) A Equidade e a Inclusão – igualdade de oportunidades para o desenvolvimento da cidadania e participação ativa;

7)  A Liberdade Individual – possibilidade de cada um desenvolver o seu projeto de vida e as suas capacidades, com base na integridade e responsabilidade.

Skip to content