No âmbito da melhoria contínua da segurança dos sistemas e no rigoroso cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados e legislação do Ciberespaço, foram feitas alterações na autenticação do GIAE Online, pela empresa proprietária do software, que serão aplicadas a partir do dia 27 de maio de 2022.

1) Atribuição/Criação da Palavra-passe

Sempre que aplicável, a palavra-passe deve ter no mínimo 9 caracteres (13 caracteres para utilizadores com acesso privilegiado) e ser complexa. 

A sua composição deverá exigir a inclusão de 3 dos 4 seguintes conjuntos de caracteres: letras minúsculas (a…z), letras maiúsculas (A…Z), números (0…9) e caracteres especiais (~ ! @ # $ % ^ & * ( ) _ + | ` – = \ { } [ ] : “ ; ‘ < > ? , . /).

2) Validade/Alteração da Palavra-passe

Passará a existir a obrigatoriedade de alteração da palavra-passe a cada três meses, bem como nos casos em que está configurada a opção que permite utilizar uma palavra-passe padrão (NIF ou data de nascimento) na primeira autenticação é executado o procedimento de “Recuperação da Palavra-passe” que obriga o utente a aceder ao seu email associado na ficha de utente para executar o “link” enviado para o email. O utente deverá consultar a caixa de entrada e spam do seu email associado.

3)  A minha palavra-passe poderá ser alterada

Resultado desta última alteração e tendo em conta que a maioria das palavras-passe do GIAE Online foram atribuídas no início do Ano Escolar, será solicitada a sua alteração a praticamente todos os utentes.

Assim, poderão ser sentidos alguns constrangimentos aos utentes do GIAE Online, é importante que na ficha do utente esteja preenchido o seu email, bem como no caso dos utentes ALUNOS o email do Encarregado de Educação.

4) Não consigo efetuar a reposição da palavra-passe

Caso não seja possível repor a palavra-passe, agradecemos que contacte os Serviços Administrativos do Agrupamento.

O Diretor
José Rodrigues Teixeira