Acessibilidade - ouvir

Acessos: 27

| Apesar de a situação atual que vivemos, o Agrupamento de Escolas não deixa de cumprir o seu Plano Anual de Atividades (PAA) e dos seus Projetos, com o estrito respeito das regras de distanciamento, uso de máscara, higienização e outras recomendações. Assim, a comemoração do Halloween mereceu a atenção dos alunos e professores/formadores dos Cursos Profissionais de Técnico de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento.

O Dia das Bruxas (em inglês: Halloween) é uma celebração festejada em vários países, principalmente no mundo anglófono, no dia 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos.

Entre as atividades de Halloween mais comuns, estão as festas e a fantasia, em praticar “doces ou travessuras”, decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, participar em atrações “assombradas”, contar histórias assustadoras e assistir a filmes de terror.

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria do 3.º ano, no decorrer da UFCD 8294, preparação e confeção de pastelaria de sobremesa, elaboraram e confecionaram, para a atividade do Halloween, diversas receitas com decoração alusiva ao tema do Halloween.

A participação da turma nesta atividade ofereceu aos alunos a oportunidades de demonstrarem e aplicarem as técnicas de preparação e confeção e desenvolver a capacidade criativa individual, aproveitando, também, esta oportunidades para trabalhar para o seu tema da Prova de Aptidão Profissional (PAP).

Os alunos demonstraram muito empenho e interesse na realização da atividade e elaboraram as seguintes atividades: preparação e confeção de bolachas com decoração alusiva ao Halloween; preparação e confeção de marfins de chocolate, noz, laranja com decoração alusiva ao tema; elaboração de elementos decorativos alusivos ao tema, em pasta de açúcar; abóboras trabalhadas e decoradas.

Por sua vez, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria do 2.º ano, no âmbito da preparação e confeção de doçaria tradicional portuguesa, elaboraram e confecionaram para a atividade do Halloween diversas receitas e decoração alusiva ao tema do Halloween, revelando empenho e motivação na realização das atividades: preparação e confeção de bolachas de manteiga com decoração alusiva ao Halloween; preparação e confeção de marfins de chocolate, noz, laranja com decoração alusiva ao tema; elaboração de elementos decorativos alusivos ao tema, em pasta de açúcar; preparação e confeção de bolo de chocolate em formato retangular e decorado com lápides e flores em pasta de açúcar, lembrando um cemitério; abóboras trabalhadas e decoradas.

Finalmente, os alunos do 1.º Ano do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria estrearam-se nas atividades letivas de cariz prático (confeção) com o dia dedicado ao Halloween.

Para alguns discentes foi o primeiro contato com determinados ingredientes e com a confeção de um bolo de chocolate, em formato de cemitério, com campas e fantasmas, confecionados com “Merengagem”. O bolo em formato de cemitério era de massa de chocolate, com uma cobertura também de chocolate, decorado com bolachas em formato de desenhos como cruzes, datas e inscrições RIP, em cima das mesmas.

Em termos de salgados foram confecionadas umas mini-pizzas em formato múmias e uns dedos com salsichas e massa de pão.

A turma contribui, ainda, na construção de um fantasma com ajuda de vassouras e na montagem de uma mesa para apresentação dos elementos confecionados.

A comemoração do Halloween foi festejada, para estes alunos e formadores, de uma forma divertida e pedagógica.

Os Formadores de Cozinha/Pastelaria
Maria do Céu Mesquita
Maria de Jesus Magalhães
Januário Freitas