Exmos Senhores Encarregados de Educação,

Serei o que me deres … que seja amor”, é o lema da Campanha Nacional para o Mês da Prevenção Contra os Maus Tratos Infantis, assinalada anualmente, durante o mês de abril. Dado o contexto nacional e internacional da pandemia por COVID-19, a Campanha contra os Maus Tratos assume um papel ainda mais relevante. É que o isolamento social pode potenciar situações de maus tratos ou exposição à violência.

Assim, tendo em conta todas as recomendações e os cuidados emanados pela DGS,  o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, em conjunto com a CPCJ e o Município de Vila Pouca de Aguiar, à semelhança dos anos anteriores, não querem deixar de colaborar nesta tão importante iniciativa nacional.

Para tal, convidamos as famílias a colaborar na seguinte atividade:

  • Construção de um Laço Azul em Família, com as seguintes dimensões: 40 cm altura no máximo e em qualquer material.

Os materiais a utilizar no Laço Azul, como já foi dito, ficam ao critério de cada um. Sugerimos que esses materiais sejam diversificados e  façam parte do vosso dia-a-dia, sem necessidade de recorrer à compra dos mesmos.

Pretende-se com esta atividade fortalecer os laços familiares entre pais e filhos, bem como experienciar diferentes momentos lúdicos e de aprendizagem do saber-fazer.

É importante passar uma mensagem de sensibilização e união na divulgação desta mensagem. Usem da vossa imaginação! Sejam criativos!

  • Cada aluno deverá trazer o seu laço para a escola até ao dia 20 de abril que, posteriormente, será colocado em lugar de destaque para sensibilização de toda a comunidade escolar.
  • Numa segunda fase e, dada a importância desta temática, e na certeza de que os encarregados de educação e alunos se vão empenhar para passar a mensagem, julga-se importante que os trabalhos sejam divulgados junto da comunidade em geral com intuito de sensibilizar e consciencializar para a Prevenção contra os Maus Tratos Infantis.

Agradecemos, desde já, a vossa recetividade e preciosa colaboração nesta Campanha de Prevenção.

Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar

CPCJ de Vila Pouca de Aguiar

Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar