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A plataforma de e-Learning adotada pelo nosso agrupamento é o Google G Suite/Cloud (gmail, classroom, google drive, grupos, agenda/calendário, docs, chat, google meet/videoconferência, etc). 

Este sistema, possui um conjunto de ferramentas que promove um espaço de colaboração on-line permitindo a construção coletiva do conhecimento, pelas oportunidades de partilha, comunicação e interação. Promove a autonomia nos alunos no seu processo de aprendizagem num ambiente rico, dinâmico e apelativo, disponível a qualquer momento em qualquer local, motivando a consolidação de conhecimentos e desenvolvimento de competências. É funcional em todos os equipamentos desde a computadores, smartphones, etc.

Está disponível no endereço: https://mail.avpa.pt/

Instruções de configuração do email institucional e de instalação do Google Classroom no telemóvel

Para utilizar o Google Classroom, usando o telemóvel siga estes passos, supondo que é um smartphone Android (não é iphone nem microsoft):
1. Aceder à aplicação GMail, onde deve ter o email de configuração do telemóvel;
2. No canto superior direito clicar no ícone do utilizador e escolher “Adicionar outra conta
3. No tipo de conta escolher “Google”
4. Colocar o email institucional e clicar em Seguinte
5. Colocar a senha de acesso e clicar em Seguinte
6. Clicar em “Aceito” na mensagem de Boas Vindas
7. Na Política do Dispositivo fazer “Seguinte”
8. Em criar um perfil de trabalho selecionar NAO PRETENDO ADICIONAR UM PERFIL DE TRABALHO clicar em Seguinte
9. Clicar em “Fazer cumprir” em Política do Dispositivo (esta parte deve demorar algum tempo para ativar)
10. Clicar em “Sincronizar Agora” e depois em Seguinte
11. Instalar a aplicação Google Classroom na App Store
12. Dentro da App Google Classroom, no canto superior esquerdo, nos três tracinhos, logo no início selecionar a conta institucional dentro da lista
 
Em alternativa pode usar o browser Google no smartphone e aceder ao endereço https://gmail.google.com, entrar com o email institucional sem usar a App Gmail e em seguida entrar novamente no browser Google do smartphone e aceder ao endereço https://classroom.google.com, escolhendo depois a conta de email institucional para aceder ao espaço da turma.




Nota importante! Se tem vários emails e usa o Google Chrome, deve mudar o perfil do browser para o perfil com o email da escola. Veja aqui como fazer.

Vídeos tutoriais de configuração e utilização do Google Classroom no telemóvel

1 – Vídeo para configurar no telemóvel uma nova conta Google (em português do Brasil) – https://www.youtube.com/watch?v=zPhJ3TLRwfU
2 – Vídeo explicativo de utilização da Google Classroom (para os alunos): https://www.youtube.com/watch?v=1FT3U2AMbzc&feature=youtu

Questões Frequentes sobre o Google Meet

1.       O que é o Google Meet?
R: O Google Meet é uma ferramenta de videoconferência gratuita disponibilizada pela G Suite for Education para o Agrupamento de Escolas de São João da Talha, com a possibilidade de integrar até 250 participantes simultâneamente até Setembro de 2020, em consequência das políticas de apoio da Google às comunidades educativas durante a pandemia COVID-19.
       2.       Como posso usar a videoconferência com os meus colegas de turma para realizar por exemplo trabalhos de grupo ou estudarmos em conjunto?
R: Deves usar preferencialmente a videoconferência que está disponível sob a forma de link na tua Classroom, uma vez que estará protegida de pessoas estranhas a invadirem sem o vosso consentimento. NUNCA deves fornecer códigos de acesso a outras pessoas estranhas à turma pois estás a comprometer a tua segurança e privacidade e a dos outros. O Agrupamento de Escolas fará todas as denúncias criminais que violem estes procedimentos.       3.       Que cuidados devo ter quando estou numa videoconferência?
R: Deves DESLIGAR SEMPRE o microfone e câmara web antes de clicares em PARTICIPAR. Deves chegar na hora prevista (não existem motivos para chegares tarde, estás em casa); esperar que o professor te dê a palavra; pedir para intervir no char; NÃO capturar imagem nem vídeo da videoconferência.
       4.       Não tenho câmara nem microfone, posso participar à mesma?
R: Sim, podes. Não precisas de ter câmara e a participação por microfone pode ser substituída se escreveres no chat.
       5.       Não tenho computador, só smartphone ou tablet, posso participar à mesma?
R: Sim, podes. Para tal instalas previamente a aplicação Meet disponível na App Store e depois segue as instruções de participação de 3.
       6.       É possível ver um mosaico com os meus colegas todos ao mesmo tempo no ecrã enquanto estamos a fazer um trabalho de grupo?
R: Sim, é possível. Para tal podes instalar uma extensão no browser. Vê aqui como o podes fazer.
       7.       Não consigo ver o link da conferência Meet da Classroom, e o meu professor já disse que tenho de clicar nele. O que faço?
R: Não consegues ver o link porque não estás a usar o email institucional. Deves usar apenas o email da escola e não o teu pessoal para participar nas videoconferências. É mais seguro, mais fácil. Ainda assim pede ao teu professor que o envie por email para ti.
       8.       Não tenho espaço no meu smartphone ou tablet para instalar o Google Meet? Como posso fazer?
R: Revê as aplicações instaladas e desinstala aquelas que não usas ou que neste momento não são precisas. Se ainda assim não conseguires pede instruções ao teu diretor de turma ou professor

Questões Frequentes sobre o Google Classroom

Instruções de configuração do email institucional e de instalação do Google Classroom no telemóvel
Para utilizar o Google Classroom, usando o telemóvel siga estes passos, supondo que é um smartphone Android (não é iphone nem microsoft
1. Aceder à aplicação Gmail, onde deve ter o email de configuração do telemóvel;
2. No canto superior direito clicar no ícone do utilizador e escolher “Adicionar outra conta”
3. No tipo de conta escolher “Google”
4. Colocar o email institucional e clicar em Seguinte
5. Colocar a senha de acesso e clicar em Seguinte
6. Clicar em “Aceito” na mensagem de Boas Vindas
7. Na Política do Dispositivo fazer “Seguinte”
8. Em criar um perfil de trabalho selecionar NAO PRETENDO ADICIONAR UM PERFIL DE TRABALHO clicar em Seguinte
9. Clicar em “Fazer cumprir” em Política do Dispositivo (esta parte deve demorar algum tempo para ativar)
10. Clicar em “Sincronizar Agora” e depois em Seguinte
11. Instalar a aplicação Google Classroom na App Store
12. Dentro da App Google Classroom, no canto superior esquerdo, nos três tracinhos, logo no início selecionar a conta institucional dentro da lista
 
Em alternativa pode usar o browser Google no smartphone e aceder ao endereço https://gmail.google.com, entrar com o email institucional sem usar a App Gmail e em seguida entrar novamente no browser Google do smartphone e aceder ao endereço https://classroom.google.com, escolhendo depois a conta de email institucional para aceder ao espaço da turma.
 
Nota importante! Se tem vários emails e usa o Google Chrome, deve mudar o perfil do browser para o perfil com o email da escola. Veja aqui como fazer!
 
Vídeos tutoriais de configuração e utilização do Google Classroom no telemóvel
 
1 – Vídeo para configurar no telemóvel uma nova conta Google (em português do Brasil) – https://www.youtube.com/watch?v=zPhJ3TLRwfU
2 – Vídeo explicativo de utilização da Google Classroom (para os alunos): https://www.youtube.com/watch?v=1FT3U2AMbzc&feature=youtu.be
 
Questões Frequentes sobre o Google Meet (FAQ)
       1.       O que é o Google Meet?
R: O Google Meet é uma ferramenta de videoconferência gratuita disponibilizada pela G Suite for Education para o Agrupamento de Escolas de São João da Talha, com a possibilidade de integrar até 250 participantes simultâneamente até Setembro de 2020, em consequência das políticas de apoio da Google às comunidades educativas durante a pandemia COVID-19.
       2.       Como posso usar a videoconferência com os meus colegas de turma para realizar por exemplo trabalhos de grupo ou estudarmos em conjunto?
R: Deves usar preferencialmente a videoconferência que está disponível sob a forma de link na tua Classroom, uma vez que estará protegida de pessoas estranhas a invadirem sem o vosso consentimento. NUNCA deves fornecer códigos de acesso a outras pessoas estranhas à turma pois estás a comprometer a tua segurança e privacidade e a dos outros. O Agrupamento de Escolas fará todas as denúncias criminais que violem estes procedimentos.
       3.       Que cuidados devo ter quando estou numa videoconferência?
R: Deves DESLIGAR SEMPRE o microfone e câmara web antes de clicares em PARTICIPAR. Deves chegar na hora prevista (não existem motivos para chegares tarde, estás em casa); esperar que o professor te dê a palavra; pedir para intervir no char; NÃO capturar imagem nem vídeo da videoconferência.
       4.       Não tenho câmara nem microfone, posso participar à mesma?
R: Sim, podes. Não precisas de ter câmara e a participação por microfone pode ser substituída se escreveres no chat.
       5.       Não tenho computador, só smartphone ou tablet, posso participar à mesma?
R: Sim, podes. Para tal instalas previamente a aplicação Meet disponível na App Store e depois segue as instruções de participação de 3.
       6.       É possível ver um mosaico com os meus colegas todos ao mesmo tempo no ecrã enquanto estamos a fazer um trabalho de grupo?
R: Sim, é possível. Para tal podes instalar uma extensão no browser. Vê aqui como o podes fazer.
       7.       Não consigo ver o link da conferência Meet da Classroom, e o meu professor já disse que tenho de clicar nele. O que faço?
R: Não consegues ver o link porque não estás a usar o email institucional. Deves usar apenas o email da escola e não o teu pessoal para participar nas videoconferências. É mais seguro, mais fácil. Ainda assim pede ao teu professor que o envie por email para ti.
       8.       Não tenho espaço no meu smartphone ou tablet para instalar o Google Meet? Como posso fazer?
R: Revê as aplicações instaladas e desinstala aquelas que não usas ou que neste momento não são precisas. Se ainda assim não conseguires pede instruções ao teu diretor de turma ou professor, usando o email.
 
Questões Frequentes sobre o Google Classroom (FAQ)
       1.       O que é o Google Classroom?
R: O Google Classroom é uma ferramenta de sala de aula online gratuita disponibilizada pela G Suite for Education para o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.
       2.       O que preciso para aceder e usar o Google Classroom?
R: Para poder aceder ao Google Classroom é necessário possuir um equipamento com ligação à Internet, instalado com um browser.
2A. Se usar o computador, para ter acesso ao recurso, aceda ao email institucional fornecido pela Escola e no Mosaico no canto superior direito selecione a aplicação Classroom (também poderá aceder através do seguinte endereço: https://classroom.google.com e validar com os seus dados da conta institucional).
2B. Se usar um tablet ou um smartphone, terá de criar uma nova conta Google na App Gmail do telemóvel com a conta de email institucional fornecida pela Escola e permitir a instalação e ativação das “Políticas do dispositivo”. Depois, instale a App chamada Google Classroom e no canto superior esquerdo da App, garantir que tem a conta institucional selecionada.
2C. No caso de não concordar em instalar as “Políticas do dispositivo”, utilize o browser do tablet ou smartphone e proceda à instrução 2A, como se estivesse no computador.
       3.       Quando entro na App Classroom no smartphone recebo a mensagem que não tenho autorização para o fazer.
R: Deve proceder como descrito em 2B ou 2C.
       4.       Como faço para entrar na Classroom que o diretor de turma indicou?
R: Aceder ao email institucional e clicar na ligação que o diretor de turma indica.
       5.       Já cliquei na ligação que o diretor de turma indicou, mas aparece sempre que não posso aceder ao recurso. O que fazer?
R: Se estiver a usar um computador, o descrito em 2A, encerrando previamente todos os outros eventuais emails que tenha abertos no browser. Se estiver a usar um tablet ou smartphone, o descrito em 2B ou 2C.
       6.       Não sei qual é o meu email institucional e muito menos a senha, quero que seja usado o meu email pessoal. É possível?
R: Apesar de ser possível, recordamos que devido à adaptação à legislação portuguesa do RGPD, apenas os jovens com idade igual ou superior a dezasseis anos podem ter email pessoal, desta forma deve ser usado apenas o email institucional na utilização da Classroom. Por outro lado não será possível, usando emails pessoais, adicionar Tutores, isto é, atribuir encarregados de educação a alunos de uma Classroom só é possível se o aluno for adicionado com o seu email institucional. Poderá pedir a pte@avpa.pt ou administrador@avpa.pt os dados de acesso do email institucional a fornecer ao seu educando indicando o nome completo do seu educando, turma e número do cartão da escola. No prazo de 48h será enviada uma mensagem por email com as suas credenciais de acesso.
       7.       Como comunico de forma privada com o professor dentro da Classroom?
No topo do ecrã inicial da Classroom, no separador PESSOAS, clico no envelope junto ao nome do professor (clicando em VER TODOS caso não encontre o nome do professor). Será aberta uma janela de envio de mensagem, preenchendo o ASSUNTO com a descrição do assunto a comunicar e o texto do email com a descrição exaustiva do que pretende informar ou questionar o professor.
       8.       As mensagens que envio no Classroom, usando o separador PESSOAS, são vistas por toda a gente?
R: Não, apenas pelo professor ou colega que selecionou para enviar mensagem.
       9.       O que é o Stream?
R: O Stream é um mural de mensagens enviadas e trabalhos atribuídos pelos professores. O Stream deve ser usado preferencialmente pelo diretor de turma e professores para fazer avisos que sejam de interesse de todos os alunos. Caso contrário dever-se-á usar a comunicação via email no separador PESSOAS.
       10.   As mensagens que envio no Classroom, usando o separador STREAM, são vistas por toda a gente?
R: Sim, as mensagens são vistas por todos os colegas e professores, por isso deve considerar não usar este local de comunicação para questões privadas ou que dizem respeito apenas a um professor.
       11.   Onde encontro os trabalhos das disciplinas?
R: Os trabalhos a realizar encontram-se no Stream, mas também no separador TRABALHOS DA TURMA, categorizados por disciplina.
       12.   Como sei quais os trabalhos que ainda faltam fazer?
R: Na página de Stream, no lado esquerdo, encontra a lista de trabalhos por fazer (clique em ver todos).
       13.   Como entrego um trabalho?
R: No separador de TRABALHOS DA TURMA, clica na linha do trabalho, e depois em “Ver trabalho”. No lado direito poderá “Adicionar ou criar” um documento, imagem ou vídeo. Depois de Adicionar e criar tudo, clicar no botão ENTREGAR para que o professor seja notificado da entrega do trabalho.
       14.   Tenho uma dúvida sobre a realização de um trabalho, como faço para a esclarecer?
R: Aceder ao modo de entrega do trabalho (ver 13) e comentar no próprio trabalho. Desta forma a tua dúvida pode ser esclarecida pelo professor ou por algum colega mais atento 😉
       15.   Tenho uma dúvida sobre a realização de um trabalho mas não quero que os meus colegas saibam que dúvida é essa, como faço para a esclarecer?
R: Envias uma mensagem ao professor (ver 7)
       16.   Sou encarregado de educação e pretendo ter acesso aos trabalhos que o meu educando têm para fazer.
R: O diretor de turma fornecer-lhe-á a participação como Tutor para que receba no seu email pessoal as informações sobre os trabalhos a realizar, desde que tenha fornecido o email institucional do seu educando e ele se encontre registado na Classroom com este email.
       17.   Sou encarregado de educação e pretendo ter acesso aos trabalhos que o meu educando tem por fazer, pois não autorizo que ele utilize o email.
R: Deve indicar no documento PDF assinado, fornecido pelo diretor de turma, que não pretende que o seu educando utilize meios informáticos. Assim, o seu educando ficará abrangido pelo anexo II ou III do plano de Educação a Distância, conforme o caso, decidido em Conselho de Turma.
       18.   Sou encarregado de educação e não quero que o meu educando utilize a plataforma Classroom.
R: Deve indicar no documento PDF assinado, fornecido pelo diretor de turma, que não pretende que o seu educando utilize meios informáticos. Assim, o seu educando ficará abrangido pelo anexo II ou III do plano de Educação a Distância, conforme o caso, decidido em Conselho de Turma.
       19.   Quais são as informações pessoais que o Google retira do perfil de utilizador institucional?
R: Ao criar uma conta de aluno, o Agrupamento de Escolas pode fornecer ao Google algumas informações pessoais sobre o aluno, incluindo, por exemplo, nome, endereço de e-mail e palavra passe. O Google também pode recolher informações pessoais diretamente dos alunos, como número de telefone para recuperação da conta ou uma foto do perfil adicionada à conta do G Suite para Educação, apenas se o aluno os definir. Quando um aluno utiliza os serviços do Google, o Google também recolhe informações com base no uso desses serviços. Isso inclui: a) informações sobre o dispositivo, como modelo do hardware, versão do sistema operativo, identificadores exclusivos do dispositivo e informações sobre a rede móvel, incluindo o número de telefone; b) informações de registo, incluindo detalhes sobre como um utilizador utilizou os serviços do Google, informações de eventos do dispositivo e o endereço IP do utilizador; c) informações de localização, conforme determinadas por várias tecnologias, incluindo endereço IP, GPS e outros sensores; d) números exclusivos dos aplicativos, como o número de versão do aplicativo; e cookies ou tecnologias semelhantes usadas para recolher e armazenar informações sobre um navegador ou dispositivo, como idioma de preferência e outras configurações.
       20.   Como é que o Google usa as informações recolhidas descritas em 19?
R: Nos Serviços principais do G Suite para Educação, o Google usa as informações pessoais dos alunos para fornecer, manter e proteger os serviços. O Google não exibe anúncios nos Serviços principais ou usa as informações pessoais coletadas nos Serviços principais para fins publicitários.
       21.   O Google usa informações pessoais de alunos para utilizadores de escolas para segmentar anúncios?
R: Não. Para os utilizadores do G Suite for Education em escolas básicas e secundárias, o Google não utiliza as informações pessoais dos utilizadores, ou qualquer informação associada a uma conta do G Suite para Educação, para segmentar anúncios, seja nos Serviços principais ou em outros Serviços adicionais acedidos com uma conta do G Suite para Educação.
       22.   O meu filho pode partilhar informações com outras pessoas usando a conta do G Suite para Educação?
R: No Agrupamento de Escolas os recursos como Documentos Google e Google Sites, não podem ser diretamente partilhados com utilizadores externos.
       23.   O Google divulgará as informações pessoais do meu filho?
R: O Google não partilhará informações pessoais com empresas, organizações e indivíduos externos ao Google, salvo em uma das seguintes circunstâncias: a) Com o consentimento dos pais ou responsáveis. O Google partilhará informações pessoais com empresas, organizações ou indivíduos externos ao Google quando tiver o consentimento dos pais (para utilizadores abaixo da idade de consentimento), que pode ser obtido pelas escolas do G Suite para Educação; b) As contas do G Suite para Educação, por serem contas geridas pela escola, dão aos administradores da plataforma acesso às informações armazenadas nelas; c) Para processamento externo, o Google pode fornecer informações pessoais a afiliadas ou a outras empresas ou pessoas confiáveis para fins de processamento, com base nas instruções do Google e em conformidade com o Aviso de privacidade do G Suite para Educação e outras medidas apropriadas de segurança e confidencialidade; d) Por motivos legais, o Google partilhará informações pessoais com empresas, organizações ou indivíduos externos ao Google se acreditarmos de boa fé de que o acesso, uso, preservação ou divulgação dessas informações seja razoavelmente necessário para: cumprir qualquer legislação, regulamentação, processo legal ou solicitação governamental aplicável; Cumprir os Termos de Serviço aplicáveis, incluindo a investigação de possíveis violações; Detetar, prevenir ou resolver problemas com fraudes, de segurança ou técnicos; proteger contra dano aos direitos, à propriedade ou à segurança do Google, dos utilizadores do Google ou do público, conforme solicitado ou permitido por lei.
       24.   Quais as opções que eu tenho como Encarregado de Educação?
R:  Em primeiro lugar, pode autorizar a recolha e utilização das informações do seu educando pelo Google. Se não der o seu consentimento, não criaremos uma conta do G Suite para Educação para seu educando, e o Google não recolherá ou usará as informações.
Se consentir que o seu educando use o G Suite para Educação, poderá aceder ou solicitar a exclusão da conta do G Suite para Educação do seu educando entrando em contato com a Escola. Se quiser interromper a recolha ou o uso das informações do seu educando, poderá solicitar que usemos os controlos dos serviços disponíveis para limitar o acesso do seu educando a recursos ou serviços ou que excluamos completamente a conta do seu educando. Poderá aceder a myaccount.google.com com o login da conta do G Suite para Educação para ver e gerir as informações pessoais e as configurações da conta.
       25.   E se eu tiver outras dúvidas ou quiser ler mais sobre o assunto?
R: Se tiver dúvidas sobre a nossa utilização das contas do Google Suite para Educação do Google ou sobre as opções disponíveis, entre em contacto com a Escola, através de pte@avpa.pt. Se quiser saber mais sobre como o Google recolhe, usa e divulga informações pessoais para fornecer os serviços, consulte a Central de privacidade do G Suite for Education (em http://www.google.com/edu/trust/), o Aviso de privacidade do G Suite for Education (em http://gsuite.google.com/terms/education_privacy.html) e a Política de Privacidade do Google (em http://www.google.com/intl/en/policies/privacy/).
Os Serviços principais do G Suite para Educação são fornecidos de acordo com o Contrato do G Suite for Education (em http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/terms/education_terms.html)
 

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