Categories: Documentos

Apresentação do Programa Digital

Caro(a)
Encarregado(a) de Educação,
Docente,

O Programa Escola Digital, previsto no Programa do Governo e acelerado pela pandemia covid-19, foca-se em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conectividade. Para concretizar serão distribuídos 2 kits pelos alunos: o kit do computador e o kit da conectividade. Os kits vão ser compostos por um computador portátil (de características distintas consoante o nível de escolaridade), auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot de internet e um cartão SIM para ligação à rede móvel.

No que diz respeito aos dados móveis, reforçamos que a utilização de dados é ilimitada, exclusivamente, em contexto educativo e com uma utilização responsável. Todavia é disponibilizado um pacote de 2GB de dados por mês, para utilização livre, com possibilidade de carregamentos adicionais, sendo que estes carregamentos são da total responsabilidade do encarregado de educação ou aluno (se maior de idade).

No momento da entrega dos Kits o encarregado de educação ou o aluno (se maior de idade) vão ter de assinar um Auto de Entrega, onde se responsabilizam cumprir um  conjunto de condições para terem acesso ao Kit.

CONDIÇÕES GERAIS DE ACESSO AO KIT:

  • Os equipamentos são cedidos a título de empréstimo e de modo gratuito até o aluno concluir o respetivo ciclo de estudos, devendo restituí-los no fim do ciclo de estudos/ período indicado;
  • O encarregado de educação/aluno obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos;
  • A instalação ou cópia de programas ou aplicações informáticas (software) no equipamento informático é expressamente proibida;
  • A instalação ou remoção de partes ou componentes (hardware) é proibida;
  • O encarregado de educação/aluno é obrigado a comunicar imediatamente ao Agrupamento em caso de perda ou roubo dos bens equipamentos;
  • É expressamente proibido emprestar/ceder estes equipamentos a terceiros;
  • O encarregado de educação/aluno obriga-se a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.
  • No final de cada ano letivo, os Kits (computadores e hotspots) devem ser cuidadosamente limpos e arrumados nas pastas fornecidas, podendo ser solicitados pela Escola para possível verificação. Assim, os Kits serão verificados, de forma a garantir que os equipamentos permaneçam nas melhores condições, durante o empréstimo.

PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DO KIT

Os Encarregados de Educação ou os alunos (se maiores de idade) irão ser brevemente contactados pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e Família do Agrupamento, a fim de receberem os respetivos Kits, procederem à assinatura do contrato e para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

MAIS INFORMAÇÕES E CONTACTOS DE APOIO

  • Para reportar pedidos ou registos de anomalias, utilize preferencialmente o Centro de Suporte, disponível em www.avpa.pt/suportetic ou através do email pte@avpa.pt. Em situações excecionais, poderá utilizar o telefone 259419480.

Loading

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.