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Circular n.º 4 | Não consegue aceder à Internet? (Umbrella) OpenDNS suspenso desde 28/06/2024

O computador da Escola Digital não consegue aceder à Internet desde o dia 28 de junho de 2024 (sexta-feira)?

Ao aceder à Internet aparece o erro: “A sua ligação não é privada?”
Ao aceder ao Youtube surge o erro: “Vídeo indisponível. Este vídeo é restrito. Verifique o administrador do Google Workspace e/ou do Administrador da rede.”

Para quem possua portáteis fornecidos como parte do programa Escola Digital, a recente medida da OpenDNS de suspender as atividades em Portugal e França vai ter impacto na forma como se usa os dispositivos.

Isto porque os portáteis fornecidos dentro deste programa usam diretamente a plataforma da OpenDNS para a resolução dos pedidos DNS.

Quem tenha um portátil dentro deste programa, pode ter verificado, desde o final da semana passada, que os mesmos deixaram de resolver corretamente os sites pela internet. Mesmo que os utilizadores alterem os DNS manualmente no sistema, estes são automaticamente revertidos para a configuração de 127.0.0.1 (localhost).

O problema encontra-se num pequeno serviço que os portáteis possuem instalado, que usa o OpenDNS para resolver os DNS do mesmo. Como os DNS deixaram de se encontrar disponíveis, isto veio causar algumas dores de cabeça para quem pretenda aceder à internet.

Felizmente existe uma solução. O problema encontra-se relacionado com o serviço “Umbrella Roaming Client”, o cliente DNS que é usado pela OpenDNS. Para permitir que os portáteis voltem a ligar-se corretamente à internet, deve-se parar este serviço.

Ferramenta de Desativação Umbrella (processo automático em equipamento já sem acesso à Internet)

Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.

Descarregar: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/.

O nosso artigo: https://www.avpa.pt/escoladigital/blog/2024/07/08/ferramenta-desativacao-de-umbrella/

Desativar serviço Umbrella (método manual)

Para tal, a partir do menu inicial do Windows, deve-se pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.

serviços do windows

Em seguida, da lista de serviços, deve-se procurar por “Umbrella Roaming Client”, carregando com o botão direito do rato no mesmo e escolhendo “Propriedades”. Na janela que será aberta, deve-se colocar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e caso necessário, deve-se carregar em “Parar” para interromper o serviço.

arranque em desativado de serviço

Feito isto, pode-se agora configurar a ligação para usar os DNS padrão da rede, ou configurar o sistema para usar uns DNS alternativos – caso pretenda, pode ver a sugestão de DNS alternativos a seguir.

Notas:
Este procedimento é reversível.
Alterar apenas os DNS no Centro de Rede e Partilha pode não resolver.

Vídeos explicativo

Vídeo 1: https://www.youtube.com/c/ApoioTecnol%C3%B3gicoAESF (autor Apoio Tecnológico AESF)

Vídeo 2: A partir do 1:04 min https://www.youtube.com/watch?v=uohUnbOLukg&t=64s (autor https://www.youtube.com/@HugoFilipe)

Serviço de DNS alternativo

> Cloudflare DNS
A Cloudflare, além de fornecer uma plataforma de segurança e CDN para sites, também fornece um DNS público que usa a sua infraestrutura para melhorar a velocidade de resolução de pedidos DNS.

A mesma conta ainda com diferentes servidores DNS, que se podem adaptar a diferentes usos.

No entanto, quem pretenda uma proteção extra, existe também o 1.1.1.1 for Families, que pode ajudar a filtrar sites com conteúdos maliciosos ou de conteúdos para adultos.

O 1.1.1.2 e 1.0.0.2 ajudam a bloquear automaticamente sites que tenham sido descobertos com conteúdos maliciosos ou prejudiciais para os utilizadores.

O 1.1.1.3 e 1.0.0.3, além da proteção contra malware, também bloqueia o acesso a sites de conteúdos para adultos, podendo ser uma alternativa para quem pretenda uma ligação segura para os mais pequenos.

Informações adicionais

Com muitos utilizadores no nosso país, surge agora a notícia de que o OpenDNS foi suspenso em Portugal devido à ordem para bloquear a pirataria. 

Serviço OpenDNS não disponível para utilizadores em França e Portugal

Em vigor a partir de 28 de junho de 2024: Devido a uma ordem judicial em França emitida ao abrigo do artigo L. 333-10 do Código do Desporto francês e a uma ordem judicial em Portugal emitida ao abrigo do artigo 210-G(3 ) do Código de Direitos de Autor Português, o serviço OpenDNS não está atualmente disponível para utilizadores em França e em alguns territórios franceses e em Portugal. Pedimos desculpa pela inconveniência.
Fonte: Comunicado do Suporte OpenDNS: https://support.opendns.com/hc/en-us/articles/27951404269204-OpenDNS-Service-Not-Available-To-Users-In-France-and-Portugal

Comunicado do Suporte OpenDNS: https://support.opendns.com/hc/en-us/articles/27951404269204-OpenDNS-Service-Not-Available-To-Users-In-France-and-Portugal

Outras fontes: https://pplware.sapo.pt/internet/opendns-suspende-servico-em-portugal-e-franca-devido-a-ordem-para-bloquear-pirataria/

Fonte: https://tugate.ch/uc3i3u

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