Bug do Google Drive origina perda de dados. Como os pode recuperar?

Um dos últimos bugs que afetou o Google Drive deixou muitos utilizadores afetados preocupados. Todos os ficheiros anteriores a maio de 2023 desapareceram. A Google trabalhou no problema e fornece a solução a quem foi afetado no Drive.

Depois do problema reportado, a Google iniciou de imediato a sua análise, para conseguir recuperar os ficheiros que tinham sido apagados. Este era um problema associado à versão 84 do Drive, mas que tinha um impacto grande. A solução surge agora e a gigante das pesquisas explica como reverter a situação.

  1. No seu computador, faça download da versão mais recente do Drive para computador (versão 85.0.13.0 ou superior).
  2. Execute a ferramenta.
    1. Abra a app Drive no seu computador.
    2. Na barra de menu ou na barra do sistema, clique no ícone do Drive para desktop "".
    3. Pressione e segure a tecla Shift e clique em Configurações "".
    4. Clique em Recuperar de backups.
  1. Quando a recuperação começar, verá uma das seguintes notificações:
    • A recuperação começou
    • Nenhum backup encontrado
  2. Se um backup for encontrado, após algum tempo receberá uma das seguintes notificações:
    • A recuperação está completa
    • Espaço insuficiente em disco
      • Se não tiver espaço em disco suficiente, poderá liberar a quantidade necessária de espaço em disco e executar a ferramenta novamente.
      • Se tiver um volume com mais espaço, poderá usar a interface de linha de comando (veja abaixo) para especificar um caminho de arquivo de recuperação diferente.

Assim que a recuperação for concluída, verá uma nova pasta na sua área de trabalho com os arquivos não sincronizados chamados “Google Drive Recovery”.

A Google disponibiliza ainda uma ferramenta para fazer a recuperação manual destes ficheiros, mas requer a utilização da linha de comando do sistema operativo. Esta tem um grau de complexidade maior e deve ser usada apenas por quem tem mais experiência neste campo.

É desta forma simples que todos os afetados pelo último bug do Google Drive podem recuperar os ficheiros perdidos. A Google alerta que o seu impacto foi apenas visível num grupo reduzido de utilizadores, mas que ainda assim se viram privados dos seus ficheiros por algum tempo.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/internet/perdeu-ficheiros-no-ultimo-bug-do-google-drive-aprenda-como-os-pode-recuperar/

Solverwp- WordPress Theme and Plugin