Docentes | Alteração de DNS no PC para acesso ao GIAE na rede Minedu – aplicativo Umbrella Roaming

Exmo.(a) Senhor(a)
Professor(a),
Outro(a),

Como mudar o DNS no Windows 10 – kit de docente/outro – PC do tipo III do Programa Escola Digital

Verificamos que podem existir alguns computadores atribuídos a docentes no âmbito do Programa Escola Digital que na rede “Minedu”, não conseguem aceder ao GIAE Online, etc. Após solicitação de esclarecimentos ao fornecedor e ME, os mesmo deram indicação que poderíamos proceder à alteração dos DNS.

Assim para resolver o problema do acesso ao GIAE Online, dentro da rede “minedu”, deverá ser desinstalado uma aplicação com o nome de Umbrella Roaming Client e alterado o DNS que vem de fábrica. Nesta circular, explicamos como alterar.

  • 1- Abra o menu iniciar e clique em Definições/Configurações, representado pelo símbolo de engrenagem;
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é configuracoes-w10.png
  • 2- Entre em Aplicações;
  • 3- Na janela Aplicações e Funcionalidades que acabou de abrir;
  • 4- Procure o programa Umbrella Roaming Cliente
  • 5- Clique sobre a aplicação
  • 6- Clique em Desinstalar

Tente aceder, por exemplo ao GIAE Online, caso não consiga reinicie o PC. Se mesmo assim não for possível efetue os seguintes passos:

De seguida vamos fazer a alteração do DNS

  • 7- De novo ao menu Definições/Configurações e em Rede e Internet;
  • 8- Desça a página até encontrar Definições avançadas de rede
  • 9- Clique em Alterar opções de adaptador;
  • 10- Na placa de rede “WI-FI” clique com o botão direito;
  • 11- Clique em Propriedades;
  • 12- Na janela que abrir, procure por Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades;
  • 13- Habilite a opção obter o endereço dos servidores DNS automaticamente, em vez de Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS (…)
  • 14- Ok
  • 15- Fechar
  • 16- Feche todas as janelas
  • 17- Abra o navegador e aceda a giae.avpa.pt.
  • 18- Caso não consiga ainda aceder ao GIAE Online, reinicie o PC.

    Se o problema persistir deverá entrar em contacto com a Equipa TIC, para agendar intervenção.

Embora não seja responsabilidade desta equipa, pedimos desculpas pela situação, mas tivemos que registar incidente e aguardar indicações ou a necessidade de os equipamentos estarem configurados com um DNS fixo, junto do fornecedor e da SGEC, esta última proprietária dos kits.

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