Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria dos 1.º, 2.º e 3.º anos realizaram várias tarefas, durante o período do Ensino à Distância (E@D), nomeadamente a nível da preparação, confeção e apresentação de várias ementas e pratos.

Os alunos do 1.º ano do Curso de Cozinha/Pastelaria, também, estiveram impedidos de realizar aulas práticas de cozinha e determinadas atividades programadas no programa PAA – Projetos de desenvolvimento curricular neste período letivo.

Neste período da Páscoa e comemorativo com doces típicos da altura, elaboraram um trabalho de pesquisa com os meios possíveis informáticos de cada aluno com ajuda do professor Januário Freitas. O trabalho baseou-se num trabalho profundo do fórum doce e salgado. Os temas foram os Folares e os Pães-de-ló, confecionados nessa altura festiva. Impressionante a diversidade de Folares encontrado neste trabalho. Desde do Folar de Ovos, típico do Minho, passando pelos Folares de enchidos de Trás-os-Montes e o folar de Olhão com o seu delicioso Folar feito em camadas. O segundo tema de trabalho consistiu nos Pães-de-ló, também, nos enriqueceu a nível cultural gastronómico com a sua grande quantidade e diversidade destes doces. Desde do Pão-de-ló de Margaride de Felgueiras, Pão-de-ló de Ovar, Pão-de-ló de Alfeizerão e outros.

Os alunos do 2.º ano, orientados pelas formadoras Maria de Jesus Magalhães e Maria do Céu Mesquita, propuseram a realização de uma salada de feijão frade. Desta forma, treinaram a importância da ficha técnica com as devidas quantidades e formas de confeção e entenderam que com poucos ingredientes é possível realizar receitas nutritivas e deliciosas. Haja imaginação e bom gosto.

Os alunos do 3.º ano, conduzidos pela formadora Maria do Céu Gonçalves, foram convidados a confecionar uma massa com queijo e fiambre e cuscus com frango. Naturalmente, que durante todo o período de E@D realizaram muitos outros pratos, incluindo sempre ficha técnica e as devidas evidências das várias etapas e apresentação. Aqui ficam alguns exemplos desses trabalhos.

Estes alunos estão de parabéns!

Salada de feijão frade

Massa com Queijo e Fiambre

Cuscuz de Frango